A terapia floral é uma abordagem das práticas integrativas complementares que utiliza essências de flores para promover o equilíbrio emocional e o bem-estar mental. Desenvolvida pelo médico britânico Edward Bach na década de 1930, a terapia floral baseia-se na consciência de que as flores têm propriedades curativas que podem ajudar a restaurar o equilíbrio emocional e mental de uma pessoa.
Cada essência floral é associada a um estado emocional específico, como ansiedade, medo, tristeza ou falta de confiança. O terapeuta floral seleciona as essências adequadas com base nos sintomas emocionais e muitas vezes físicos, além das necessidades individuais do cliente.
Para as terapias integrais somos inteiros: mente, corpo e espírito e diante de momentos desafiadores como os atuais, é necessário estar com o emocional mais equilibrado para lidar melhor com as dificuldades.
Embora a terapia floral não substitua a medicina tradicional, pode ser uma excelente opção complementar para o tratamento de dores físicas crônicas e agudas. P0de ser utilizada como complemento a outras formas de tratamento para a saúde mental, como terapia, tratamento médico alopático (seja ele qual for) e práticas de autocuidado.
Texto escrito pela terapeuta Sabrina Santana.